Terminei a graduação, e agora?

Um dos maiores sonhos de jovens e adultos é a graduação, a conquista do diploma universitário. Escolher sua profissão e seguir nela é uma conquista pessoal para muitas pessoas, a possibilidade de escolher qual caminho seguir é um grande passo. No entanto, ao terminar o curso de graduação, surge outra dúvida para os recém-formados: terminei a graduação, e agora?

Após terminar o curso superior, a vida real bate à porta, e tomar decisões volta a ter um grande impacto. A busca pelo emprego, as possibilidades da profissão, o mercado de trabalho ou continuar com a vida acadêmica são questões que rodeiam todos aqueles que estão prestes a pegar o diploma, ou estão com eles na mão e não sabem que rumo tomar.

Terminei a graduação, e agora?

Ao terminar a graduação, o recém-formado tem algumas opções para seguir, aqui listaremos algumas possibilidades para que você não fique totalmente perdido sobre o que fazer da vida.

  • Seguir carreira acadêmica – o universo acadêmico não se resumo a graduação. Muitas pessoas optam por seguir carreira acadêmica e realizam o mestrado e doutorado (e muito mais depois disso), se tornando pesquisadores. Nesse sentido você pode trazer algo novo para sua área através de pesquisas e estudos. As universidades públicas oferecem bolsas de estudos para aqueles que optam por “só estudar”, auxiliando assim na produção científica do país. Seguindo a carreira acadêmica tem a opção de se tornar professor universitário na sua área, nessa opção além de ser um pesquisador você também será um professor. Essa é uma das opções existentes, bastante válida para aqueles que se interessam pela universidade e pelo universo da descoberta.

 

  • Ir para o mercado de trabalho – essa é uma das opções mais óbvias, ir para o mercado de trabalho é iniciar sua carreira profissional na sua área. Mas é importante ressaltar que normalmente não iniciamos nossa carreira no topo, com sucesso e boa remuneração. O caminho até o alto é devagar, adquirindo experiência em nossa área e subindo aos poucos. Continuar os estudos é uma das formas de garantir a conhecimento e atualização na área, além de impulsionar a carreira.
  • Começar um negócio próprio – dependendo da sua área de formação, iniciar seu próprio negócio pode ser uma das melhores alternativas ao se formar. Abrindo seu empreendimento você será seu próprio chefe, e não precisará lutar por um lugar no mercado de trabalho, terá apenas que conquistar seus futuros clientes. Em algumas áreas de formação essa pode não ser uma opção válida ou muito útil. Outra possibilidade ao virar empreendedor é, juntamente com algum outro colega recém-formado, iniciar a carreira solo. Dividindo despesas e o medo do novo poderá ser mais fácil chegar até onde você tanto almeja.

Podem existir outras possibilidades além dessa, ao terminar sua graduação o importante é que você encontre aquilo que lhe dê prazer em fazer, seguindo assim com sua profissão com a dedicação que você teve ao escolher o curso. Independentemente de sua escolha após concluir o primeiro nível no ensino superior, siga fazendo aquilo que goste e faça-o bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *